Escolher o piso ideal para sua casa ou projeto pode ser uma tarefa desafiadora. Em meio a tantos designs, padrões e cores dentro do mercado, alguns dos materiais que mais chamam a atenção por sua versatilidade e sofisticação são o piso de porcelanato e de cerâmica.
Ambos são algumas das opções mais populares e buscadas para projetos, por sua beleza e qualidade. Além de também oferecerem uma série de vantagens, cada um possui características específicas que podem influenciar sua decisão final. Devido a essas especificidades, muitas vezes surge a dúvida sobre qual piso se destaca como melhor escolha.
Neste post, vamos explorar as principais diferenças entre cerâmica e porcelanato, ajudando você a fazer a escolha certa para suas necessidades e tirar do papel o seu projeto dos sonhos.
Quais as diferenças entre o piso de porcelanato e cerâmica?
Se você está buscando saber mais sobre os pisos de cerâmica e porcelanato, nada como ter conhecimento sobre suas particularidades e então ver qual se encaixa de maneira adequada em seu projeto.
O primeiro passo para escolher entre porcelanato e cerâmica é entender as diferenças básicas entre os dois materiais. Assim, é importante saber que a cerâmica é produzida com argila e outros minerais, sendo queimada a uma baixa temperatura, o que consequentemente a torna um pouco mais porosa do que o porcelanato.
Já o porcelanato, por sua vez, é feito de uma mistura de argilas e outros materiais, que são submetidos a altas temperaturas e pressão. Esse processo resulta em um produto mais denso, o que o torna menos poroso e, consequentemente, mais resistente do que a cerâmica.
Acompanhe a seguir algumas das principais vantagens e benefícios do piso de porcelanato e da cerâmica.
Por que escolher o porcelanato?
1. Durabilidade excepcional
Durabilidade é um dos maiores atrativos do porcelanato. Conhecido por sua alta resistência a riscos e manchas, esse material também tem grande vantagem contra a absorção de água.
A densidade do porcelanato também é um ponto a ser considerado para sua escolha e que também contribui para sua durabilidade. Obtida através de um processo de fabricação que envolve altas temperaturas e pressão, sua densidade confere-lhe uma robustez que a torna ideal para áreas de alto tráfego, superando mesmo a da cerâmica.
Alguns dos ambientes em que se tem grande benefício ao ter porcelanato como piso, são cômodos como cozinhas e banheiros, pois estão frequentemente expostos à umidade, e o porcelanato não se deteriora facilmente quando em contato com água ou produtos de limpeza.
Ter um piso com essa durabilidade também se traduz em um menor custo de manutenção ao longo do tempo. Como o porcelanato não se desgasta facilmente, você não terá que substituí-lo ou repará-lo com frequência, o que significa uma economia significativa em longo prazo.
Além disso, a resistência a manchas facilita a limpeza, mantendo o piso com aparência de novo por mais tempo, mesmo em áreas de uso intenso.
Por fim, outro ponto que a resistência do porcelanato traz é a segurança. Pisos que não se desgastam ou danificam facilmente oferecem menos risco de acidentes domésticos, como tropeções ou quedas causadas por superfícies irregulares. Isso se mostra particularmente importante em lares com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.
2. Variedade de acabamentos e estilos
A durabilidade do piso de porcelanato não abre mão do seu estilo. Outra grande vantagem que faz desse material o pacote completo para o seu projeto, é a ampla variedade de acabamentos e opções disponíveis dentro do mercado.
Este material pode ser encontrado em inúmeras opções que imitam com perfeição materiais naturais, como madeira, mármore e até cimento queimado. Essa versatilidade permite que o porcelanato se adapte a diferentes estilos de decoração, desde os mais rústicos até os mais modernos e minimalistas.
Dessa forma, sua capacidade de replicar a aparência de materiais naturais traz o benefício adicional de permitir a criação de ambientes sofisticados e elegantes, sem os inconvenientes associados a esses materiais.
Portanto, ao optar, por exemplo, por um porcelanato que imita madeira, você desfruta da estética aconchegante da madeira natural, mas com a durabilidade e a resistência à umidade do porcelanato.
Além disso, a variedade de acabamentos, que inclui opções polidas, acetinadas, foscas e texturizadas, oferece possibilidades infinitas de personalização, seja para criar um ambiente mais clean e contemporâneo ou para dar um toque de luxo e requinte. Com o porcelanato, sempre há uma opção que atende às suas necessidades e preferências estéticas.
3. Facilidade de manutenção
Sua facilidade de manutenção é um dos benefícios mais apreciados. Devido à sua baixa porosidade, o porcelanato é bastante fácil de limpar e não absorve sujeira ou líquidos com facilidade. Isso significa que manchas são menos prováveis de ocorrer e, quando acontecem, são geralmente simples de remover com uma limpeza básica.
Assim, para uma limpeza diária do seu piso porcelanato, basta um pano úmido e um detergente neutro, sendo necessários produtos de limpeza mais fortes apenas em caso de sujeiras mais resistentes, que ainda assim, podem ser utilizados sem danificar o material.
Essa resistência a produtos químicos torna o porcelanato uma excelente opção higiênica e prática para qualquer ambiente, especialmente para aqueles que exigem uma limpeza frequente, como cozinhas e banheiros.
O fato de o piso de porcelanato ser menos propenso a acumular bactérias e ácaros também o torna uma escolha ideal para pessoas com alergias ou que buscam manter um ambiente mais saudável. A manutenção simples e eficiente não apenas economiza tempo e esforço, mas também contribui para a longevidade do piso, mantendo-o com aparência de novo por muito mais tempo.
Conclusão
Através desse guia, fica claro que, para escolher entre porcelanato e cerâmica, é fundamental ter certos fatores em mente, como o uso do espaço, o orçamento disponível e, claro, suas preferências pessoais.
Dessa forma, é possível perceber que, apesar de a cerâmica ser uma escolha inegavelmente inteligente e econômica, se você busca durabilidade e resistência, especialmente para áreas úmidas ou de alto tráfego, além da garantia de manter o estilo que reflete sua personalidade para seu cômodo o porcelanato se destaca como o pacote completo para seu projeto.
Possuindo uma gama de variações de padrões, cores e texturas, o porcelanato também dispõe do melhor custo-benefício, incluindo também um maior valor de revenda devido a sua qualidade superior e sofisticada. Assim, ao optar por esse piso, você vai estar pensando também nas suas economias tanto no presente quanto para o futuro.
Ficou com vontade de explorar mais das opções que o piso porcelanato pode oferecer para o seu projeto? Visite nosso site! Na Casa dos Construtores você encontra não apenas o porcelanato ideal para o seu cômodo, mas também os materiais necessários para a sua instalação, como niveladores, juntas, entre outros produtos.
A Casa dos Construtores garante a decisão correta para um acabamento duradouro e esteticamente agradável para seu ambiente.